quarta-feira, 15 de abril de 2009

A popularização do j-rock está próxima?


(acima:banda An Cafe que esteve no Brasil a pouco tempo)

Uma guerra foi travada entre fãs de j-rock, o rock japonês, nicho musical que engloba uma variedade enorme de estilos. De um lado, aqueles que não querem que o j-rock vire moda aqui no Brasil e de outro aqueles que não se importam com o fato do estilo ser mais divulgado.

Comentários como estes: “Pelo amor de Deus parem de divulgar o J-rock! J-rock é muito precioso pra virar modinha!” e “Sobre o J-rock virar modinha…que vire. Quero ver as bandas que eu curto tendo sucesso e ficando mais fácil o acesso a músicas” esquentam a arena eletrônica em que se transformou o blog JRock, hospedado no Portal MTV.

O espaço foi inaugurado em fevereiro no Portal MTV com a intenção de gerar conteúdo sobre o universo j-rock e facilitar o acesso disso ao público brasileiro. Não se passaram muitas horas para que o blog se tornasse uma arena eletrônica em que fãs discutem sobre a popularização ou não do rock japonês.

O blog, que hoje tem mais de 13 mil comentários, foi o décimo mais acessado no mês de março dentre todos aqueles que estão no Portal MTV.

Em uma entrevista, Daniel Vaughan e Rafael Losso, idealizadores do JRock falaram sobre o projeto do blog e sobre essa discussão, aparentemente inédita no mundo musical. Eles, no entanto, comparam o bate-boca com o questionamento atribuído à popularização do punk, na década de 1970, e do hip hop, mais recentemente.

----------------------------------------------------------------------------------

"Made In Japan" - O que vocês estão achando dessa discussão sobre uma possível popularização do j-rock com o blog JRock?
Daniel Vaughan - Esse tipo de discussão é bem antiga. Com o punk também aconteceu isso. Os fãs tinham medo de virar moda. Depois isso aconteceu com o hip hop. Os fãs temiam que essa cultura saísse dos guetos e virasse moda. Isso é mais ou menos o que acontece com os fãs do j-rock hoje.

"Rafael Losso"- A comunidade de pessoas que curtem j-rock só tem a ganhar com isso, porque vai ter uma troca maior com outros fãs.

"MJ" - Antigamente quem dominava mais o universo j-rock e j-pop aqui no Brasil eram os otakus (fãs de anime e mangá), agora a música pop japonesa caiu no gosto até mesmo de quem não é otaku. Como vocês enxergam essa mudança no perfil dos fãs do rock japonês?
Rafael Losso - Eu acho que com a Internet neste momento, as pessoas estão começando a descobrir coisas fora do tradicional. Antigamente, cultura pop era só EUA e Inglaterra. Era só isso que se consumia. Era isso que se ouvia. À medida que o contato das pessoas com a Internet foi aumentando, as pessoas começaram a conhecer o j-rock, o j-pop e a cultura pop japonesa. É engraçado que para nós, isso é underground, mas no Japão é mega-mainstream.

MJ - Como vocês começaram a se interessar por j-rock?
Rafael Losso - Tinha uma época em que as pessoas pediam muitas notícias sobre j-rock no meu blog. Havia uma comunidade forte que curtia esse estilo lá. Daí, eu fui atrás para saber o que era esse tal de j-rock. Então, eu vi que essa cultura é mega-organizada, é uma cultura pop diferente pra caramba. Psicodélica pra caramba e visualmente interessante.

Daniel Vaughan - Desde os 11 anos eu gosto de fuçar bandas novas. Eu comecei a procurar outros tipos de rock’n'roll, que não fossem inglês ou americano. Então, achei bandas japonesas legais, como Guitar Wolf.

MJ - Antes eram produtoras pequenas que traziam bandas japonesas para o Brasil. Agora, a mesma produtora que trouxe Madonna vai trazer o An Cafe. Vocês acham que isso é uma demonstração de que as produtoras também estão abrindo os olhos para o j-rock?
Rafael Losso - Claro, essa cultura pop japonesa está aparecendo mais. Não só no Brasil, mas também em outros países. O anime e o rock japonês estão virando uma coisa maior fora do Japão. E justamente porque é um movimento musical bem organizado.

Daniel Vaughan - É bom também para que as gravadoras comecem a lançar CDs dessas bandas aqui no Brasil, coisa que ainda não acontece.

Rafael Losso - Às vezes eu penso, será que o j-rock é o novo grunge?! (risos)

MJ - Existe algum projeto da MTV em incluir um programa de j-rock na grade de programação?
Rafael Losso - Existe. O blog já tem um espaço semanal no programa do Portal MTV. Nos 15 minutos de programa nós colocamos algumas informações do blog no ar. E isso acaba servindo de conteúdo para os programas de outros VJs. Estamos com uma ideia também de fazer um blog de otaku.

Daniel Vaughan - Eu acho que o mais legal no blog é que ele é atualizado pelos fãs, que é quem mais entende dessas bandas. Não tem um jornalista que vai atrás daquilo e que vai contar o que ouviu. É uma equipe de fãs que alimenta o blog.

Rafael Losso - Eu acho que se o j-rock bombar no Brasil, será algo natural. Porque é um movimento visualmente muito interessante. Os fãs vão ganhar muito com isso, também. Mais notícias serão trocadas e mais shows podem acontecer.

3 comentários:

  1. Gostei muito dessa materia !! ^^
    Comentando sobre...eu acho que devia, SIM popularizar, apesar de um pouco de receio, mais eu gostaria sim...Sem contar que seria otimo pra nós.

    Black Lotus"Y"

    ResponderExcluir
  2. Muito foda a matéria! Acho que a popularização do jrock tem aspéctos positivos e negativos, mas não adianta tentar encarar como se houvesse só uma faceta, vendo só o lado bom ou ruim da coisa vc só se distância do que pode acontecer na realidade. Vai rolar modinha? Vai! Mas, penso principalmente que a popularização da música japonesa é uma nova e ótima opção para quem não se encontra no que a mídia dosponibiliza atualmente.
    Black Lotus "K"

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma discussão interessantíssima. De um lado você vê a música que você tanto gosta virando modinha, do outro o acesso e a divulgação são facilitados o que abre espaço para o surgimento de vertentes aqui mesmo no Brasil. Eu particularmente não gosto das modinhas musicais, e o j-rock é um gênero que pelo nome não consigo reconhecer, mas as coisas acontecem naturalmente e se a música for boa mesmo, ela não vira modinha. Já percebeu? A massa só gosta do que não presta.

    ResponderExcluir